A performance idealizada por Bu’ú Kennedy e Luiz Davi Vieira Gonçalves, que une teatro e espiritualidade, propõe uma reflexão sobre o “corpo”.

 

 

A performance-ritual Ühpü surgiu a partir de um convite feito pelo Professor Luiz Davi Vieira Gonçalves (graduado em teatro e doutor em antropologia) para Bu’ú Kennedy (Artista visual e Líder Espiritual Onça Ye’pá Mahsã/Tukano), que, por sua vez, gostou muito da ideia e aceitou conceber, orientar e dirigir a performance contando com a assistência de Txanã Bake (descendente Huni Kuin/Kaxinawá, aprendiz de Bu’ú e terapêuta holístico).

Ühpü foi, então, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Tabihuni da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e com alegria anunciamos que a performance foi vencedora do Prêmio Jurupari, como “Melhor designer de som – categoria adulto” no Festival de Teatro da Amazônia.

Ühpü foi construída como uma experiência imersiva, na qual o foco não estava apenas na técnica teatral, mas na vivência xamânica. Dessa forma, Ühpü se configurou como um rito coletivo que se difere da teatralidade convencional, buscando uma transformação espiritual e corporal no universo das artes cênicas.

A performance foi criada com base nos rituais que Bu’ú Kennedy realiza, sendo que a palavra Ʉhpʉ é uma tradução da palavra corpo no idioma Tukano, alinhando-o espiritualmente com as forças presentes, o som e a natureza. 

 

 

O processo de criação de Ühpü foi marcado pela conexão espiritual e energética durante os ensaios. A prática levou o grupo a uma reflexão contínua sobre seus corpos e a relação entre o material e o espiritual, sendo a performance conduzida não apenas por aspectos teatrais, mas por uma experiência coletiva de cura. O grupo experimentou estados de fragilidade e desconforto, semelhantes a uma morte simbólica, e a performance, por vezes, gerava efeitos físicos e espirituais intensos, até mesmo em espectadores.

As apresentações começaram com ensaios abertos e evoluíram para apresentações públicas em eventos importantes como o VI Encontro Arcanos (Manaus) e o 19º Festival Estudantil de Teatro (FETO) (Belo Horizonte), onde o público também experimentou o “estado de força e conexão” e se uniu aos artistas em uma roda de cura e dança. A performance rompeu a divisão entre palco e plateia, proporcionando uma experiência de transformação espiritual e coletiva.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Direção: Bu’ú Kennedy Ye’pá Mahsã

Assistente de Direção: Txana Bake Huni Kuin

Elenco: Bu’ú Kennedy Ye’pá Mahsã, Txana Bake Huni Kuin, Thatiane Porto, Ton Brasil, Luizo, Dara Campos, Ney O Virgem, Thalita Olímpio e Luiz Davi Vieira.

Coordenação de Produção Artística: Luiz Davi Vieira Gonçalves

Produção: Ana Carolina Souza

Fotos: Alonso Júnior

 

Añu (gratidão)