A Casa de Pedra de Quartzo Branco abre suas portas para receber quem sente de conhecer e vivenciar a cultura das práticas do clã Ʉremirin Sararó, do povo Tukano.
A Ʉhtã Bo’ó Wi’í foi fundada em 2024, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro. Idealizada por Bu’ú Kennedy, líder espiritual, artista e presidente-fundador do Instituto Ʉhtã Bo’ó Wi’í, a casa foi construída para fortalecer as práticas do clã Ʉremirin Sararó e demais aliados de outros clãs e povos da região. É um espaço vivo de partilhas, onde acontecem retiros, vivências e projetos de economia criativa que estão dentro da potencialidade dessas culturas entre homens, mulheres e natureza.
O retiro
Os retiros com Bu’ú Kennedy acontecem neste cenário, e a edição de setembro já é a terceira edição dessa vivência. Nos dois primeiros retiros, mais de 60 pessoas se reuniram de diversas regiões do Brasil e do mundo — entre elas, Bahia, São Paulo, Amazonas e Distrito Federal, e também de outros países como Paraguai e Espanha. Durante sete dias, os participantes estiveram imersos em uma programação de cultura, arte, lazer e espiritualidade — uma experiência que conecta cada um aos ensinamentos tradicionais e a um modo de vida guiado pela escuta da natureza, pelos ciclos do tempo e pela sabedoria dos ancestrais.
Ao pisar na terra, nadar nas águas do Rio Negro, ouvir os cantos dos pássaros e as vozes dos sábios e das sábias, os visitantes se abrem à escuta do invisível e ao reencontro com a energia viva da floresta. Nesta terceira edição, assim como nas anteriores, as atividades são variadas. Entre elas, teremos palestras e aulas com homens e mulheres sábios, curandeiros, que compartilham seus conhecimentos e mostram o poder de cura das plantas. Também acontecem momentos de partilha, construção de tambores, reflexões sobre o cuidado com a natureza e incentivo a ações voltadas para o bem da comunidade. As cerimônias tradicionais, guiadas por Bu’ú Kennedy, fazem parte dessa vivência. Além disso, a culinária local oferece sabores típicos da região — como formigas, açaí, peixes e outros ingredientes — sempre respeitando as práticas ancestrais dos curandeiros.
A ocasião também irá contar com a presença da Daiara Tukano — artista, curadora, professora e vice-presidente do Instituto Ʉhtã Bo’ó Wi’í, trazendo sua bagagem de vida para compartilhar com os participantes.
Oficina de Tambores (Opcional):
Explore a criação e o uso do tambor como instrumento de conexão espiritual. Essa vivência inclui defumações, cantos e harmonizações. A oficina tem custo à parte, mas é opcional. Quem optar por não participar seguirá vivenciando as atividades cotidianas e experiências oferecidas na Casa Ʉhtã Bo’ó Wi’í durante o retiro.
Acesso e Acomodação
Chegar até São Gabriel da Cachoeira é uma jornada única. Após um voo de Manaus, seguimos em transporte fluvial até a Casa Ʉhtã Bo’ó Wi’í, onde todos ficarão acomodados em redes dentro da maloca. Para garantir o conforto, recomendamos trazer rede para dormir, mosquiteiro, roupas leves e repelente.
Inscrições
Este retiro é uma oportunidade de vivenciar uma Amazônia viva e suas raízes ancestrais da região do Rio Negro, um viver que oferece aprendizados pela convivência, pelo sentir da natureza e pela escuta.
Para mais informações sobre valores e inscrições, entre em contato diretamente pelo WhatsApp de Bu’ú Kennedy: (11) 94976-0062.
Deixar um comentário