A Casa Ʉhtã Bo’ó Wi’í está sendo erguida por Bu’ú Kennedy com o objetivo de oferecer à comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira um local dedicado à revitalização das tradições ancestrais do povo Ye’pá Mahsã-Tukano.
A Casa começou a ser pensada em julho de 2023, em dezembro de 2023 começou a ser construída com previsão de conclusão para maio de 2024, e inauguração oficial para Outubro de 2024.
O nome Ʉhtã Bo’ó Wi’í, que se traduz como “Casa de Pedra de Quartzo Branco”, será um espaço duradouro para a transmissão e prática dos conhecimentos ancestrais, contemplando diversos aspectos da rica vida cultural Tukano. Trata-se de uma construção capaz de abrigar mais de 200 pessoas, seguindo os métodos tradicionais de construção dos antepassados dos Ye’pá Mahsã-Tukano. Seu principal objetivo é a preservação das práticas ancestrais e tradições culturais, bem como servir como um local para o renascimento do conhecimento dos povos originários da região de São Gabriel da Cachoeira, além de fomentar o intercâmbio cultural, impulsionar iniciativas ecológicas e fortalecer a preservação ambiental.
A localização estratégica da Casa Ʉhtã Bo’ó Wi’í, no Sítio Ʉhtã Peri Pa’á, em São Gabriel da Cachoeira/AM, fica próxima ao Aeroporto Regional de São Gabriel da Cachoeira, e sua localização foi cuidadosamente pensada para facilitar o acesso da comunidade e de outros interessados às atividades realizadas no local. Além disso, a decisão de situar a maloca em um espaço privado, em vez de uma aldeia indígena, foi motivada pela conveniência e pela possibilidade de expandir o alcance do projeto, promovendo o intercâmbio cultural e o diálogo sobre sustentabilidade entre diferentes comunidades e povos indígenas das Américas e do mundo.
Assim, o objetivo da construção da Casa Ʉhtã Bo’ó Wi’í é desempenhar uma plataforma de resgate espiritual, especialmente diante do contexto desafiador marcado pela rápida modernização e mudanças culturais em São Gabriel da Cachoeira, e se tornar um espaço para colaborações e interações com outras culturas, construindo pontes de entendimento e respeito mútuo entre diferentes realidades culturais.
Deixar um comentário